Camaçarí / BA - 12 de Maio de 2026
Publicado em 06/05/2026 16h38

Câmara Municipal de Camaçari celebra Dia do Trabalhador com foco em novas oportunidades e valorização feminina

.
Por: Assessoria de comunicação

Com o objetivo de debater o cenário laboral e valorizar a classe trabalhadora, a Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta quarta-feira (06/05), Sessão Especial em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. Sob o tema "Trabalho digno e valorização do trabalhador: construindo oportunidades em Camaçari", o encontro reuniu autoridades, sindicalistas e especialistas para analisar os novos rumos do emprego no município.

A sessão foi presidida pelo vereador Dentinho do Sindicato (PT), proponente da homenagem, que compôs a Mesa de Honra ao lado dos vereadores Neidinha (PT), Kaique Ara (PT) e João Dão (PSB). Em seu discurso de abertura, Dentinho destacou a marca histórica de 10 sessões especiais dedicadas à categoria, reforçando a necessidade de ampliar a participação feminina na indústria local.

"Camaçari vive um momento especial com a chegada da BYD e outras empresas, aquecendo a economia da região metropolitana. Temos uma perspectiva gigante de geração de empregos, e precisamos garantir que as mulheres ocupem esses espaços", pontuou, também trazendo para o debate a discussão sobre o fim da escala 6x1.

 

Reestruturação do CIAT e Desenvolvimento Econômico

A Secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (SEDEC), Adriana Marcelle, foi uma das palestrantes convidadas e relembrou o cenário desafiador encontrado no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT). Segundo ela, o órgão operava desvinculado da secretaria, situação revertida através de uma gestão ativa.

"Trabalhamos no recadastramento de empresas e reestruturamos o CIAT por meio do programa 'Acelera Camaçari'. Fomos até as empresas para que elas voltassem a acreditar e a empregar o povo de Camaçari", destacou a secretária, celebrando a retomada da confiança na mão de obra local.

 

Análise Econômica: Revolução Tecnológica e Precarização

Representando o DIEESE/Bahia, a supervisora Ana Georgina trouxe uma perspectiva macroeconômica, pontuando três eixos de transformação no mundo do trabalho: a revolução digital, as mudanças climáticas impactando a saúde do trabalhador e as mudanças demográficas (envelhecimento da população). A supervisora foi crítica em relação à legislação atual: "Após 10 anos de vigência, podemos afirmar que a reforma trabalhista foi basicamente uma licença para precarizar as relações de trabalho", ponderou.

 

Desafios Sindicais e Jurídicos

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bomfim, focou a sua fala na transição industrial, cobrando atenção especial para a contratação de trabalhadores acima de 40 anos e ex-funcionários do Complexo Ford pela nova montadora chinesa.

O advogado trabalhista Dr. Cleriston Bulhões reforçou a crítica à flexibilização dos direitos. "A reforma trabalhista de 2017 foi a mais rápida do Brasil, feita em menos de 90 dias. É fácil tirar direitos", comparou, criticando também o posicionamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em adiar o debate sobre o fim da escala 6x1.

 

Papel do Polo e Debate Parlamentar

Alfredo Ferreira, diretor do Sindiquímica, defendeu que Camaçari deve se posicionar no debate da indústria nacional, assumindo seu papel estratégico como o maior polo petroquímico da América Latina, indo além da pauta estritamente municipal. A sessão contou ainda com a participação de Ana Carla Fagundes (CUT/SISPEC) e Gleidson Ramos (CRT-BA).

No encerramento, o vereador João Dão destacou o impacto da empregabilidade na saúde, educação e esporte, além de alertar para os riscos da inteligência artificial na ampliação do desemprego e da pobreza. O vereador Kaique Ara (PT) também utilizou a tribuna para defender a valorização dos trabalhadores camaçarienses, finalizando a sessão.

 
Publicidade

Comente essa notícia