
A interiorização do cuidado e da atenção às juventudes ganhou um importante capítulo em Feira de Santana, com o encontro entre os Coletivos Bahia pela Paz do município e o Programa Corra pro Abraço. Realizado na sede administrativa dos Coletivos, no bairro da Conceição, na última quarta-feira (9/5), o evento selou uma parceria entre as duas iniciativas, visando à promoção de direitos e a redução da vulnerabilidade social de jovens.
O encontro contou com dinâmica de socialização, apresentações institucionais e uma roda de conversa para troca de experiências e reforço de ações integradas entre as equipes técnicas do Corra pro Abraço e do Bahia pela Paz.
Inicialmente, a coordenadora pedagógica dos Coletivos, em Feira de Santana, Jaqueline Santos, detalhou o funcionamento dos equipamentos, que já estão atuando nos bairros da Conceição e da Mangabeira. "Os Coletivos atendem jovens de 12 a 29 anos em situação de vulnerabilidade, com ações estruturadas por uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais. Nosso trabalho envolve o encaminhamento assistido a redes de cuidado e inclusão, acompanhamento psicoterapêutico, social e familiar, além de formação político-cidadã e construção de projeto de vida", explicou.
A proposta do encontro, além de promover a integração entre os Programas, foi fortalecer uma atuação conjunta no território. A articulação entre as duas iniciativas permitirá ampliar o alcance das ações de acompanhamento, inclusão social e garantia de direitos, como destacou a coordenadora do Corra pro Abraço – Núcleo de Feira de Santana, Janaína Palma.
"Nosso trabalho é voltado todo para a rua, atuando diretamente nos territórios vulnerabilizados, com o acolhimento de pessoas em situação de rua e também com juventudes. Somos um serviço-ponte, que articula a rede entre os sujeitos e os serviços existentes, e podemos somar esforços com o trabalho dos Coletivos", reforçou Janaína, ao destacar a abordagem do programa estadual, que utiliza metodologias de aproximação de pessoas vulnerabilizadas às políticas públicas, práticas de Redução de Danos e ações de arte-educação.
Coletivos Bahia pela Paz em Feira de Santana
Os Coletivos Bahia pela Paz são centros de referência em Direitos Humanos que estão sendo implantados em regiões com alta vulnerabilidade; e que buscam fortalecê-las por meio de iniciativas integradas nas áreas de educação, cultura, assistência social, trabalho, segurança pública e desenvolvimento humano. O público beneficiário são jovens de 12 a 29 anos e suas famílias.
Em Feira de Santana, os Coletivos Bahia pela Paz funcionam de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, oferecendo atendimento ao público em um espaço de acolhimento para jovens e suas famílias. As unidades estão localizadas na Rua Gameleira, nº 22, no bairro da Conceição, e na Rua Borrazópolis, nº 106, no bairro da Mangabeira. Para mais informações, os contatos são: Coletivo Conceição, pelo telefone (75) 98169-0603, e Coletivo Mangabeira, pelo telefone (75) 98168-9873.
Corra pro Abraço
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo da Bahia, coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade, como as que se encontram situação de rua, em conflito com a lei e afetadas pela crimininalização das drogas.
Por meio da parceria com o Bahia pela Paz, programa estratégico do Governo da Bahia, voltado à prevenção e à redução da violência, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o projeto está sendo ampliado e chegando aos territórios abrangidos pelos Coletivos Bahia pela Paz.
Com o aporte de investimentos e ampliação das equipes, as ações de cuidado e redução de danos promovidas pelo Corra pro Abraço estão sendo fortalecidas.
Também integrados às ações do Bahia pela Paz estão os Centros Sociais Urbanos - CSUs, equipamentos instalados na capital e no interior, dedicados a ações, serviços e projetos de integração comunitária, de qualificação profissional, de esporte e lazer, iniciativas voltadas à juventude, às mulheres, população idosa, entre outros segmentos. A reforma do CSU de Camaçari, entregue recentemente com investimento de R$ 4,1 milhões, é parte desta ação.