Camaçarí / BA - 17 de Junho de 2024
Publicado em 24/10/2023 09h44

Prefeito de Camaçari recebe representantes da BYD e dialoga sobre o futuro da empresa

.
Por: Visão Diária Ascom

O prefeito Elinaldo Araújo, junto com parte do secretariado e equipe técnica do governo, recebeu representantes da montadora chinesa BYD (Build Your Dreams) para uma reunião de tratativas sobre licenças, alvarás e incentivos de atração de investimento, que devem ser disponibilizados pela gestão municipal no processo de implantação da corporação nas instalações do Polo Industrial de Camaçari. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (23/10), na sala de reunião da Secretária de Governo (Segov).

 

Após dar as boas-vindas aos visitantes e fazer as devidas apresentações da equipe de governo,, o chefe do Executivo expressou seu descontentamento por, enquanto gestor de Camaçari, não ter participado das primeiras conversas entre a empresa, a União e o Governo do Estado. "Acho importantíssimo que o município participe dos encontros. Espero que, a partir de hoje, possamos dialogar e verificar se o que temos atende ao que vocês estão planejando".

 

Em tempo, o gestor municipal afirmou que a administração municipal está comprometida, não só com a BYD, mas com qualquer outra empresa que deseje se instalar em Camaçari e pontuou que, "apesar do atraso no processo, agora podemos manter um diálogo consistente. Saibam que todo nosso corpo está à disposição de vocês e estamos felizes, porque agora estamos falando a mesma língua".

 

Durante o encontro, também foi apresentada a possibilidade de criar um programa de capacitação técnica da mão de obra local, para que a população de Camaçari tenha a oportunidade de se especializar, através de cursos específicos voltados para a indústria de carros elétricos. Sobre a temática, o prefeito destacou que, "hoje temos parceria com o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], que ampliou sua estrutura, e, ainda, temos o Cimatec [Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia], que podemos buscar para dar maior celeridade na promoção dos cursos".

 

Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD, agradeceu pela oportunidade do encontro e justificou dizendo que, "hoje viemos aqui porque queremos conhecer as pessoas com quem vamos interagir durante o processo de implantação da empresa". Na ocasião, ele explicou que as instalações da BYD obedecerão a três fases distintas. "A primeira, com previsão para começar a funcionar em abril de 2024, refere-se à adaptação dos antigos galpões para que os primeiros carros sejam montados. Na segunda etapa vamos construir 650 metros quadrados (m²) de uma nova estrutura. A terceira e última fase, traz conceitos muito similares ao que temos na China. Vamos montar um centro de exposição dos veículos e um hotel para abrigar nossos funcionários".

 

Presente na reunião, o gestor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, colocou os serviços da pasta à disposição e completou falando que, "estamos juntos para viver esse novo momento". O titular, ainda lembrou a chegada da Ford em Camaçari, em 2001, e ressaltou que, "empregamos esforços importantes com a construção de centros de capacitação profissional e especializamos nosso povo. Agora, com a BYD, não será diferente. Vamos correr, porque isso é importante para o município e para toda a população".

 

A secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, comentou que percebeu a grande expectativa dos visitantes no que se refere à liberação das licenças e dos alvarás e garantiu que, "colocaremos uma equipe para verificar o que vocês precisam. Avaliando a reunião como "muito positiva", a gestora concluiu falando que, "vamos marcar com os representantes uma vistoria nas instalações da empresa, que vai gerar emprego e renda para nosso povo".

 

Ao final, Alexandre Barbosa definiu o encontro como "muito importante" e comemorou, "fomos muito bem acolhidos pelo gestor e toda a sua equipe de governo. Temos muitos desafios, mas tenho certeza que todos vão nos ajudar a superá-los. Estamos muito felizes por essa ocasião", concluiu.

 

Entre os membros do governo municipal, também participaram do encontro o vice-prefeito, José Tude; o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos; os gestores das secretarias de Governo (Segov), José Gama Neves; e da Fazenda (Sefaz), Joaquim Bahia; o diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), Helder Almeida; o controlador-geral, Bruno Garrido; e o procurador-geral, Bruno Nova.

 

Da empresa BYD, também estiveram na reunião o coordenador de Projetos de Implantação, Johnny Jiang; o gerente de Projetos, Renato Siqueira; e o gerente Sênior de Recursos Humanos e Administração, Wagner Meucci.

 

Representando a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, estiveram presentes o diretor de Gestão Patrimonial e Engenharia, Felipe Mesquita; e o coordenador do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Santos.

 

Foto: Tiago Pacheco

Publicidade

Comente essa notícia