Camaçarí / BA - 19 de Abril de 2024
Publicado em 13/02/2022 16h44

Camaçari sediará III Encontrão Náutico Norte-Nordeste

.
Por: Visão Diária

A boca da barra (encontro do rio com o mar) da localidade de Barra do Jacuípe, na costa do município, servirá de cenário para a saída do III Encontrão Náutico Norte-Nordeste. O evento, que acontece no dia 26 de fevereiro, às 9h, conta com apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Com realização dos Clubes Náuticos do Norte-Nordeste e a organização da Brasil Esporte e Náutica, o evento tem apoio das associações Brasileira de Esportes de Ação (BASA) e da Brasileira de Jet Ski (BJSA), que no estado tem o respaldo da International Jet Sports Boating Association (IJSBA). De acordo com os organizadores, cerca de 100 participantes e suas embarcações, entre representantes de clubes náuticos, pilotos profissionais e especialistas da área de navegação, farão o trajeto.

Para o secretário da Sedec, Waldy Freitas, o evento é uma ótima oportunidade de promover os 42 quilômetros de praia de Camaçari como destino propício para esse tipo de atividade. "Além de incentivar o turismo, a prática do esporte náutico, promove a cultura, fomenta a economia local, o cuidado com o meio ambiente da região e movimenta tantas outras áreas de desenvolvimento", declarou o titular da pasta.

O Encontrão Náutico é uma idealização do atleta campeão brasileiro e vice-mundial de jet waves (manobras nas ondas), Cristiano Magarão de Souza, principal articulador do evento que viu na oportunidade uma forma de contemplar e de integrar todos os grupos náuticos das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O circuito terá saída da boca da barra do Rio Jacuípe, passando pelo mar das praias de Guarajuba e Itacimirim, e retornando ao ponto de partida. Todos os participantes serão orientados a seguir as normas de credenciamento do evento e da Capitania dos Portos, com o objetivo de proporcionar segurança, lazer e conforto durante todo o percurso.

No mar, o III Encontrão vai dispor de sinalizações nas paradas por meio de marcadores, faixas e balões. A identificação das embarcações será através de bandeiras. Um barco, para atendimento médico, acompanhará os participantes no decorrer da atividade, além de moto aquática com prancha de slad, usada para resgate e transporte humano.

À frente e ao fim do roteiro, outras duas motos farão o batedor, marcação e conferência de todos os veículos aquáticos participantes, bem como de seus respectivos pilotos. Em terra, os pontos de apoio serão em Barra do Jacuípe e Itacimirim.

Realizado ao ar livre, o III Encontrão Náutico Norte-Nordeste respeitará protocolos sanitários relativos ao combate da pandemia da Covid-19, bem como à proliferação da Influenza H3N2.

Interessados em participar devem entrar em contato através do número de WhatsApp (71) 98222-1462 para obter outras informações.

Comente essa notícia