Camaçarí / BA - 18 de Abril de 2024
Publicado em 26/05/2022 10h40

Prefeito de Camaçari entrega cadernos pedagógicos personalizados para alunos do EJA

.
Por: Visão Diária Ascom

Uma noite para celebrar a resiliência e a certeza de que é possível retomar a caminhada do desenvolvimento a qualquer tempo, um evento que ficará marcado pelo compartilhamento de histórias de superação que inspirarão muitas outras. Essa foi a essência do Painel de Lançamento dos Cadernos Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), na noite desta quarta-feira (25/5). O material didático personalizado foi entregue aos alunos presentes de maneira simbólica, representando a distribuição que será feita a todos os demais estudantes da EJA da Rede Pública Municipal de Ensino.

O evento, que contou com a participação do prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e da secretária da pasta, Neurilene Martins, evidenciou o progresso desses estudantes, público-alvo de uma modalidade de ensino voltada para quem não frequentou o ensino formal na idade regular. Cada poesia lida por cidadãos que, tempos atrás, viam a habilidade de decodificar as letras e desbravar seus sentidos como um sonho distante, descortinava os reflexos sociais do trabalho executado pela Seduc dentro e fora das salas de aula.

O gestor do município exaltou o empenho dos servidores da educação no desenvolvimento de propostas inovadoras, que fazem diferença na vida das pessoas, a exemplo de cadernos pedagógicos feitos sob medida para os discentes da EJA. "É uma iniciativa que mostra a dedicação dessa equipe para prover materiais e ações que contemplem as necessidades reais dos nossos estudantes. É um diferencial muito importante, que fortalece a educação em nossa cidade e beneficia a nossa população", destacou Elinaldo.



A secretária da Educação falou sobre o processo de elaboração dos cadernos pedagógicos, destacando suas principais características e intencionalidade. "Trata-se da concepção de um currículo ajustado à realidade dos jovens e adultos, materializado em cadernos pedagógicos que vão potencializar o trabalho em sala de aula. As páginas contêm a identidade de Camaçari, nas quais os estudantes se reconhecerão e estabelecerão uma conexão com o conteúdo, gerando um sentimento de pertencimento e de protagonismo".

Os estudantes aprovaram o material, bem como o evento celebrativo, quando também foram entregues notebooks para os 12 professores da EJA presentes. Benedito Nogueira, 27 anos, aluno do 6º ano na Escola Municipal Denise Tavares, diz que o novo material é um incentivo adicional. "Passei muito tempo afastado dos estudos, mas decidi voltar e essa preocupação com o nosso desenvolvimento por parte do poder público nos incentiva a seguir aprendendo", declarou. Dona Maria Valdelice, 64 anos, aluna da Escola Municipal Fonte da Caixa, comemora o fato de não precisar mais assinar documentos com a impressão digital. "Aprender é muito bom. Conhecimento é dignidade", avaliou.

São três modelos de cadernos pedagógicos da EJA, todos trazendo o slogan "Percursos de Aprendizagem", mas com conteúdos voltados para três eixos distintos: alfabetização, anos iniciais e anos finais. O painel de lançamento ainda contou com explanações da gerente da EJA, Tatiane Martins, que discorreu sobre as ações implementadas na rede, destacando a relação dos resultados com as competências sinalizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e da coordenadora de Currículo e Inovação Tecnológica, Regiane Coelho, que tratou das iniciativas de estreitamento desses estudantes com a cultura digital, além da presença dos vereadores Jamessom e Herbinho, presidente e relator da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Camaçari, respectivamente.

Comente essa notícia