Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Abril de 2024
Publicado em 24/05/2022 06h43

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa em Camaçari

.
Por: Visão Diária Ascom

A semana começou em clima de festa e com uma boa notícia para a população do Mangueiral. O motivo é que a Prefeitura de Camaçari entregou à comunidade, na tarde desta segunda-feira (23/5), a nova Praça e Campo Pedro Tudão. Um amplo espaço público de lazer, com uma área de 8.250 metros quadrados (m²), destinado à diversão das famílias que foi totalmente revitalizado pela administração municipal. A cerimônia reuniu centenas de pessoas, que fizeram questão de marcar presença e conferir de perto cada detalhe da praça.
 
Nem a chuva pôde conter a alegria da população, que não resistiu ao aulão de aeróbica e zumba com os professores Ivânia Lopes e Raimundo Bacelar que animaram o público presente e o grupo Operação Malhação, que faz parte da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv). Na sequência, as pessoas assistiram à apresentação de capoeira do Grupo Projeto de Inclusão Crianças que Gingam, através do edital Cidade Cultural, da Secretaria da Cultura (Secult).
 
Durante a cerimônia, o prefeito Elinaldo proferiu palavras de agradecimento pela confiança da população na gestão. "Quero iniciar a minha fala agradecendo a presença da família do homenageado, o Pedro Tudão, e dizer que o nosso compromisso é cuidar das pessoas. Realizamos ações mesmo em tempo de pandemia, como a requalificação de praças, escolas, e campos. Seguimos trabalhando firmes por uma saúde, educação e o social de qualidade, sempre em prol da população do município, criando mecanismos para que os benefícios cheguem até a casa das pessoas", expressou.
 
O espaço, localizado na Rua Mangueiral, contém parque infantil,  vestiário, campo de futebol com novo alambrado, nova via com piso intertravado, academia ao ar livre, dois pergolados, dois quiosques geminados, bancos pré-moldados, passeio no entorno do campo e da praça, iluminação em Led, áreas verdes com a preservação da vegetação existente e complementação da mesma com novos exemplares. Para repaginar a praça, foi feito um investimento superior a R$ 1,5 milhão.


 
Contente com a entrega do equipamento e a homenagem feita ao seu irmão, Pedro Tudão, dona Maria Gomes, de 73 anos, compartilhou o seu sentimento ao ver as intervenções realizadas na praça. "Essa praça é uma iniciativa muito boa que veio para os moradores do Mangueiral, pois nunca tivemos um local como esse. Amei a estrutura. Ficou uma beleza. E é tão bom ter esse espaço com o nome do meu irmão. Ele era muito querido por todos que acompanharam a sua história. Ele foi palhaço, marcador de quadrilha, o papai noel e todas as crianças do bairro amavam ele", relembrou.
 
A praça e campo recebe o nome de Pedro de Jesus Souza (em memória), que ficou conhecido popularmente como Pedro Tudão, em homenagem aos serviços prestados à comunidade do Mangueiral. Pedro faleceu em junho de 2018, aos 64 anos, deixando esposa, quatro filhos, além de netos e bisnetos.
 
Atento à promoção e desenvolvimento de ações que visam o crescimento do esporte no município, o secretário da Sejuv, Jorge Curvelo, expressou que a praça e o campo do Mangueiral será mais um espaço que contribuirá para o fortalecimento do esporte na comunidade . "Esse é mais um belíssimo equipamento entregue pelo prefeito Elinaldo e aqui poderemos realizar uma série de atividades esportivas, que nos possibilitará ficar cada vez mais próximo da população", comentou.
 
Para a comerciante Cintia Sales, 30 anos, o novo espaço de lazer contribuirá com o fomento do seu negócio. "Sem dúvidas vai ajudar bastante o meu comércio. Gostei muito da praça,  está excelente. O prefeito está de parabéns. Há muitos anos que essa praça não tem uma reforma dessa", partilhou a moradora que reside há mais de 10 anos no bairro.
 
Maria Valdenice, conhecida popularmente como Denice, é uma das cidadãs contempladas com um quiosque para a comercialização dos seus produtos. Para ela, o recebimento da estrutura representa uma oportunidade para auxiliar na complementação da renda familiar. "Para mim foi ótimo, pois meu marido estava sem trabalhar e esse espaço vai me ajudar a ter uma renda. Quero primeiramente agradecer a Deus, ao prefeito Elinaldo e a todos que estão ajudando o bairro", disse Denice ao acrescentar, "graças a Deus consegui o quiosque e agora as coisas vão mudar. Já deu tudo certo".
 
A gestora da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim, afirmou que "a gestão tem projetado praças integrativas, que unem a prática de atividades esportivas, o lazer, a mobilidade urbana, o fomento ao comércio local e tantos outros elementos. Estamos vindo de uma sequência de inaugurações, e ao longo deste ano entregaremos uma série de obras que vão melhorar cada vez mais a vida da população", declarou Cardim.
 
O Mangueiral também foi contemplado com diversas outras  ações a exemplo da requalificação da Escola Municipal Joana Angélica e do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI); serviços de manutenção viária, como a operação tapa-buraco; além de benfeitorias no sistema de drenagem, dentre outras iniciativas.
 
Participaram do evento, o deputado federal Paulo Azi, a deputada estadual Mirela Macedo; o vice-prefeito, José Tude; bem como secretários, vereadores, lideranças comunitárias, e representantes da sociedade civil organizada.

Publicidade

Comente essa notícia