Publicidade
Camaçarí / BA - 24 de Abril de 2024
Publicado em 19/05/2022 14h55

Prefeito trata sobre preservação das dunas nesta quinta (19) com moradores de Jauá

.
Por: Visão Diária Ascom

Comprometido com a preservação ambiental em todo município, na manhã desta quinta-feira (19/5), o prefeito Elinaldo Araújo recebeu moradores de Jauá na sala de reunião da Secretaria de Governo (Segov). A pauta do encontro tratou sobre a degradação ambiental que acontece nesta região da costa.

A comissão, formada por oito moradores da localidade, foi liderada pela presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) de Camaçari e representante da Associação Beneficente de Jauá, Ana Maria Mandim, que leu na presença de todos um relatório falando sobre os problemas relacionados aos crimes ambientais praticados no desvio da Via Parque, estrada que faz ligação entre Jauá e Vila de Abrantes.

Após ouvir a leitura do documento, o prefeito Elinaldo concordou com tudo que foi relatado referente à degradação ambiental e explicou que está atento à situação. "Há cerca de um ano, com o apoio da 59ª [Companhia Independente da Polícia Militar -CIPM], foi realizada uma ação de fiscalização, ocasião em que vários carros foram apreendidos, e deu uma aliviada", comentou.

Diante das reivindicações e sugestões apresentadas pelos representantes da comunidade, o prefeito se comprometeu a ir pessoalmente no local para fazer uma vistoria e averiguar com a equipe técnica, qual a melhor alternativa imediata para começar a atender as demandas, que inclui propostas para mobilidade, urbanização com calçamento e calçadas, sinalização, fiscalização e bloqueios para evitar acesso de carretas nas dunas.

O vereador Gilvan Souza, que intermediou a reunião dos moradores com o gestor municipal, pontuou sobre os trabalhos que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) vêm realizando no local para amenizar os danos provocados pela degradação do lugar, e comentou que, "a população participa efetivamente das ações da Sedur [Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente], e é visível a satisfação dos moradores". Gilvan também lembrou que, há quase 10 dias foi feito um trabalho de reflorestamento no local.

Ao final do encontro, Mandim fez uma avaliação da reunião com o prefeito falando sobre a satisfação da comissão com o que viu e ouviu. "Saímos satisfeitos com o resultado da reunião, porque o prefeito nos atendeu e foi muito franco com relação às possibilidades dele. Não prometeu mundos e fundos, mas se comprometeu com coisas que ele pode fazer. Foi muito bom", finalizou.

Também acompanhou a reunião o presidente da Câmara Municipal, o vereador Júnior Borges.

Publicidade

Comente essa notícia