Publicidade
Camaçarí / BA - 24 de Abril de 2024
Publicado em 05/05/2022 11h06

Nova sede da USF da Gleba B é inaugurada com novo formato de atendimento

.
Por: Visão Diária Ascom

Na tarde desta quarta-feira (4/5), a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), inaugurou a nova sede da Unidade de Saúde da Família (USF) da Gleba B. O posto foi reinaugurado no modelo de funcionamento do programa Saúde na Hora, no qual passará a funcionar de segunda a sábado, das 7h às 19h, no padrão de atendimento agendado e também por demanda aberta. O ato de entrega foi feito pelo prefeito Elinaldo Araújo e o secretário da pasta, Elias Natan.

A USF Gleba B contém farmácia com serviço de consulta farmacêutica, em que o usuário pode tirar dúvidas sobre as medicações receitadas; regulação para marcação de exames e consultas; dois consultórios odontológicos com raio-x; salas de vacinação, curativo, coleta e fraldário; espaço para os Agentes Comunitários de Saúde, além de seis consultórios e salas administrativas. A unidade é composta por duas equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal.



Para o prefeito Elinaldo Araújo, a nova USF Gleba B, com o novo padrão de funcionamento, chega para reforçar ainda mais o sistema de saúde. "Esse modelo de atendimento com horário ampliado e demanda aberta, só tem a beneficiar a população, que poderá recorrer à unidade também para os casos de pequenas urgências, além do serviço de saúde da família. E as pessoas que chegam do trabalho depois das 17h, ainda podem conseguir atendimento na unidade", explicou.

O gestor da Sesau, Elias Natan, comemorou a entrega de mais uma unidade. "Desde o nosso primeiro momento à frente da Secretaria da Saúde, demos início às requalificações das unidades de saúde de nossa cidade. Hoje já requalificamos mais de 85% delas. E essa passou por um processo que vai além da requalificação física. Requalificamos também o modelo de atendimento para melhor servir às pessoas", pontuou.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa ressaltou a importância do serviço de saúde da família. "É aqui na Unidade de Saúde da Família onde a saúde é feita de forma preventiva. O maior e melhor modelo de serviço de saúde é o da família. E essa unidade com horário ampliado só vem a somar", expressou.



Coordenadora do Distrito Sanitário da Sede, Tatiane Pires falou do orgulho em inaugurar a nova unidade. "Aqui todos os serviços serão oferecidos tanto da Atenção Básica como de pequenas urgências e emergências. Além de ser uma unidade toda climatizada e com prontuário eletrônico", colocou.

Moradora da Gleba B, Maria do Socorro elogiou a nova USF. "Já visitei a unidade e achei maravilhosa. Só temos a ganhar com acesso mais fácil a consultas, dentistas, exames e até medicamentos", disse.

Publicidade

Comente essa notícia