Publicidade
Camaçarí / BA - 24 de Maio de 2022
Publicado em 06/02/2022 12h42

Camaçari inicia ano letivo 2022 com aulas 100% presenciais

.
Por: Visão Diária

O ano letivo de 2022 da Rede Pública Municipal de Ensino começou oficialmente nesta quinta-feira (3/2) em Camaçari, com aulas 100% presenciais. Com protocolos sanitário e pedagógico devidamente estabelecidos, os estudantes das 102 unidades de ensino retornaram ao ambiente escolar com segurança, sendo recepcionados por professores e gestores preparados para conduzir as atividades pedagógicas neste novo momento. Para acompanhar o acolhimento dos alunos, o prefeito do município, Elinaldo Araújo, e a secretária da Educação, Neurilene Martins, estiveram na Escola Municipal Coqueiro de Arembepe, na costa, onde pais, crianças e equipe escolar compartilharam orientações e boas expectativas.

Antes de ocupar as cadeiras das salas de aula, os alunos foram recepcionados com uma abordagem lúdica e participativa, que reforçou os direcionamentos quanto a utilização e troca da máscara em diferentes situações, bem como sobre a desinfecção das mãos e dos calçados. Em seguida, os estudantes foram conduzidos até a quadra poliesportiva, onde tiveram um novo momento recreativo de boas-vindas, desta vez apresentado pelos arte-educadores Bira e Brenda, integrantes do Projeto Boi Tricotado, grupo cultural concebido em contexto escolar.

Foi neste ambiente de aconchego e receptividade que o prefeito Elinaldo Araújo reforçou o compromisso da gestão com a Educação, garantindo a entrega de materiais didáticos e parabenizando a equipe pela implementação do protocolo sanitário. "O planejamento do retorno às aulas 100% presenciais foi uma ação que envolveu todo o governo, uma força-tarefa com a participação de várias pastas, e fico feliz em ver o resultado, um ambiente preparado para receber as nossas crianças com segurança. Faremos ainda a entrega da nova farda, do novo tênis, do kit escolar, da mochila, dos livros... tudo para oferecer uma educação cada vez melhor para as nossas crianças", informou o gestor.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, agradeceu o empenho de toda a equipe da Seduc, evidenciando que a retomada presencial foi resultado de diálogo, planejamento, união e espírito colaborativo. "Este retorno presencial foi norteado pelo conhecimento científico, para elaboração do protocolo sanitário, mas também pela empatia, pois é fruto da construção de uma inteligência que, da mesma forma que foi desafiada a ofertar a educação não presencial e a semipresencial, agora, progressivamente, por meio do diálogo com as famílias, com a comunidade e servidores, busca atender 100% dos estudantes nas escolas", declarou a titular da pasta.

Ver a estrutura do protocolo de higienização da escola e a importância destinada às orientações de segurança proporcionou maior tranquilidade aos pais dos alunos. Moradora de Arembepe e mãe da estudante Melina Leal, de 6 anos, Vanessa Leal, 35, destacou a relevância da relação de confiança entre comunidade e escola. "As crianças precisam da escola, principalmente nesse primeiro ciclo da alfabetização. Durante as aulas remotas, no ano passado, minha filha teve todo o apoio da escola, mas eu percebi que com as aulas semipresenciais, mesmo de forma escalonada, ela já se desenvolveu bem melhor. Isso me mostra como a escola é uma ferramenta indispensável", comemorou.

Quem também ficou feliz com o retorno das aulas presenciais foram os próprios alunos, como Eloá Souza, de 8 anos, fez questão de demonstrar. "Eu senti falta da escola, dos colegas, da professora, das brincadeiras em grupo e, principalmente, dos momentos de leitura. Fiquei muito tempo tendo que estudar em casa e estou feliz por estudar na escola de novo", disse, ao lado da coleguinha Clarissa Sales, de mesma idade.

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc), dará continuidade ao processo de busca ativa neste mês de fevereiro, motivada pelo objetivo de poder acolher a todos os estudantes nas unidades escolares, ampliando continuamente as oportunidades de aprendizagem no município.

A visita à unidade escolar foi acompanhada pelo secretário de Administração, Helder Almeida, e pelo vereador Deni de Isqueiro.

Publicidade

Comente essa notícia