Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Abril de 2024
Publicado em 02/05/2022 15h30

A Lua de sangue vem ai: Eclipse lunar total poderá ser visto em toda Bahia; veja data estimada para fenômeno ser contemplado em Salvador

.
Por: Aratu online

A Lua de sangue vem ai: Eclipse lunar total poderá ser visto em toda Bahia; veja data estimada para fenômeno ser contemplado em Salvador

Um eclipse total da Lua, denominado lua de sangue, poderá ser visto em todo o Brasil entre as madrugadas de domingo (15/5) e segunda-feira (16/5). O evento acontece devido a movimentação dos astros e deixará o astro com cor avermelhada. 

De acordo com o blog Astronomiaum, especializado em astronomia, em Salvador o evento deve ter início por volta das 22h30, atingindo seu ápice às 1h11 da  segunda-feira, com fim estimado para 03h51. O site disponibiliza os horários projetados apenas para capitais. Portanto, não é possível saber quando o fenômeno será observado em outros pontos do território baiano.

Segundo o portal, o fenômeno terá seu auge durante a madrugada da segunda em todo o país. Além da tonalidade avermelhada, o ecelipse causará a impressão de que a Lua esteja até 7% maior.

Foto: divulgação/Nasa

POR QUE ISTO ACONTECE:

O eclipse ocorre sempre que a luz que vem do Sol, ou qualquer outra estrela, deixa de iluminar um planeta ou satélite - como é o exemplo da Lua - em virtude do bloqueio da passagem dos raios luminosos. Em suma, um copo celeste ficará na frente do outro, fazendo uma espécie de "bloqueio", impedindo a passagem desses raios. 

De maneira simplificada, o bloqueio da luz provoca uma sombra e uma penumbra gigantescas, que podem ser observadas na superfície do satélite ou planeta que teve a luz obstruída.

No caso do eclipse lunar, previsto para o próximo dia 16 de Maio, o planeta Terra vai travar a passagem da luz solar, impedindo que a ela alcance a Lua, projetando, assim, uma sombra da Terra no astro.

Publicidade

Comente essa notícia