Publicidade
Camaçarí / BA - 26 de Abril de 2024
Publicado em 28/04/2022 10h47

Estrutura e funcionamento do Banco de Alimentos são pautas em reunião

.
Por: Visão Diária Ascom

Com a finalidade de aproximar a sociedade civil, além de explicar de forma técnica a estrutura e o funcionamento do Banco de Alimentos, foi realizada nesta semana uma reunião com representantes de entidades, funcionários do equipamento e membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA). Na oportunidade, participaram do encontro, integrantes de 15 das 32 organizações atualmente cadastradas no órgão.

O Banco de Alimentos é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).  Para a titular da pasta, Reni Oliveira, a reunião foi muito produtiva, pois reuniu todos os agentes que trabalham a Segurança Alimentar e Nutricional no município. "Esse momento foi muito importante para nós enquanto governo, pois ouvimos as demandas da sociedade civil e, a partir disso, podemos buscar novos métodos e caminhos para executarmos uma gestão com mais excelência", falou

A coordenadora de Segurança Alimentar, Mariana Leite, destacou a importância do encontro. "O objetivo dessa reunião foi aproximar as instituições da sociedade civil cadastradas no COMSEA, no Banco de Alimentos, para apresentar de fato como é feito esse trabalho. Essas organizações desenvolvem atividades em suas comunidades e é através delas, que o banco faz o repasse dos alimentos que são captados", falou.

Para o conselheiro Paulo Costa, a iniciativa foi muito válida. "Quando o governo ouve a sociedade, ele tende a errar menos. Além disso, o encontro foi muito importante para desmistificar e tirar algumas dúvidas sobre o que é o Banco de Alimentos e os programas existentes, no que tange a política de segurança alimentar", ressaltou.

Presidente da Ong Vidas, Marta Campos avaliou a iniciativa da gestão. "Muito importante para a comunidade, pois trouxe algumas tratativas de grande relevância, principalmente para as instituições, para a gente se adequar e entender um pouco mais da parceria público-privada com o Banco de Alimentos", falou.

Vale ressaltar que o Banco de Alimentos é um equipamento público de alimentação e nutrição destinado a arrecadar, selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios recebidos por meio de doações e campanhas, além dos produtos adquiridos da agricultura familiar, oriundos do Programa Alimenta Brasil (PAB) (antigo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA). Os alimentos são distribuídos gratuitamente às entidades, que os repassam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Publicidade

Comente essa notícia