Camaçarí / BA - 18 de Abril de 2024
Publicado em 27/04/2022 08h29

Pequenas urgências pediátricas passam a ser atendidas nas USFs

Camaçari
Por: Visão Diária

Com o intuito de melhor atender a população, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari fez uma importante mudança no fluxo de atendimento das Unidades de Saúde da Família (USF). As unidades deixam de atender apenas por agenda marcada e passam a realizar também o atendimento por demanda espontânea. Com essa modificação, crianças com dor de dente, dor de cabeça, dermatites como coceiras, lesões na pele e ferimentos, obstipação, prisão de ventre, dor de garganta, dor de ouvido, coriza, rinite, tosse leve, retirada de pontos, curativos simples, puericultura, pedidos de exames e orientação alimentar, por exemplo, devem ser atendidas por demanda espontânea na USF do seu bairro.

A Sesau esclarece que de acordo com o protocolo de urgência e emergência utilizado pelo Ministério da Saúde para triar o grau de gravidade dos pacientes (vermelho, amarelo, verde e azul), crianças com as enfermidades citadas acima, classificadas como casos azuis ou verdes, devem ser levadas para receber o primeiro atendimento nas Unidades de Saúde da Família.

"Na USF do bairro a equipe fará o primeiro atendimento dessa criança. Onde a mesma será examinada e, se necessário, medicada. Aí caso ela precise de um atendimento pediátrico de urgência ela será encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica, ou para o atendimento pediátrico clínico na Policlínica Pediátrica, ou ainda para as Unidades Básicas de Saúde", explica Elias Natan, secretário da Saúde.
 
A obediência a este fluxo de atendimento se fez necessário para evitar sobrecargas de pacientes azuis ou verdes na UPA Pediátrica. "A Upinha realizava diariamente 80 atendimentos. Agora, com essas viroses sazonais, esse atendimento diário chegou a 150 crianças. Porém, mais de 50% delas estão classificadas como azuis ou verdes. Dessa forma elas não precisam ir direto para UPA. Elas podem ser atendidas na Unidade de Saúde da Família do próprio bairro", afirma Luiz Duplat, subsecretário de Saúde.
 
A Sesau também informa que todas as Unidades Básicas de Saúde da sede e costa do município possuem pediatras atendendo com horário agendado e/ou por demanda aberta. São elas: UBS Vila de Abrantes, UBS Gleba E, UBS Gravatá, UBS Gleba B e UBS Camaçari de Dentro.
 
Caso o usuário chegue à Unidade de Saúde da Família e tenha alguma dificuldade no atendimento, o mesmo pode ligar para a Ouvidoria SUS no número 156.

Comente essa notícia