Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Abril de 2024
Publicado em 23/04/2022 18h56

Prefeitura de Mata discute programa de coleta seletiva com condomínios e hotéis

Coleta seletiva de resíduos sólidos já acontece nas escolas e através de uma parceria com a Coelba e será implementada em todo o município no prazo de dois anos
Por: Visão Diária Ascom

 A Prefeitura de Mata de São João realizou, na manhã da última quarta-feira (20), uma reunião com representantes dos grandes complexos hoteleiros, condomínios, entre outros segmentos, para discutir sobre o processo de implementação de coleta seletiva de resíduos no município.

 

O encontro aconteceu no Centro de Convenções da Praia do Forte. Estiveram presentes também empresários e representantes da Limpec, empresa com a qual o Município tem convênio para o descarte de lixo orgânico. 

 

O secretário de Turismo Alexandre Rossi e o gerente de Serviços Públicos do Município Anderson Sá lideraram o encontro. Sá apresentou todo o projeto e explicou que o mesmo entra agora na segunda etapa, que é a implementação do programa de separação de resíduos nos condomínios, até o final de junho.

 

Em Mata de São João, as escolas de ensino fundamental I e II contam com estações de sustentabilidade, para separação de resíduos, e os alunos têm aulas de educação ambiental.

 

A destinação do material é feita em parceria com o programa Vale Luz, da Coelba, que também conta com estações de coleta no Centro da Cidade e na Praia do Forte. O Vale Luz possibilita a troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia.

Condomínios - "Estamos criando um Termo de Referência para orientar e explicar todos os passos, procedimentos e normas do nosso programa de coleta seletiva", explica Anderson Sá. No Plano de gerenciamento de resíduos os condomínios terão que se cadastrar no vale luz, conscientizar os condôminos e criar uma estrutura para a separação.

 

Alexandre Rossi também destaca que o processo de educação da população é fundamental para que o programa de coleta seletiva tenha sucesso em um tempo mais curto. "Se todo mundo se engajar nesse projeto ele vai engrenar e vai estar funcionando a todo vapor até 2025. Estamos envolvendo desde as crianças, famílias, comunidade e empresas", acredita.

 

Caminhão – A empresa PetroRecôncavo, que atua no município na área de Petróleo e Gás, concederá um caminhão para o Projeto Vale Luz, para transporte de resíduos. O veículo levará o material coletado nas estações para os galpões das cooperativas e do Vale Luz.

Publicidade

Comente essa notícia