Camaçarí / BA - 18 de Abril de 2024
Publicado em 23/04/2022 08h37

Defesa Civil de Camaçari tranquiliza população com relação à chuva dos próximos dias

.
Por: Visão Diária

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), informa que a previsão é de 5% de chance de chuva desta sexta-feira (22/4) até segunda-feira (25/4), com temperaturas máximas e mínimas que variam entre 31° e 25º. Ou seja, os próximos dias serão de poucas chuvas em relação aos últimos dias, o que causou muitos transtornos na sede e costa do município.

Com base nessas informações, a Defesa Civil de Camaçari tranquiliza a população ribeirinha do município, mais especificamente as que residem próximo aos rios Joanes e Capivara. É que as comportas da barragem do Joanes II, que tinham sido abertas 100% nesta quinta-feira (21/4), devido às fortes chuvas dos últimos dias na cabeceira do Rio Joanes, estão sendo fechadas gradativamente desde a manhã desta sexta-feira (22/4). Isso quer dizer que a elevação dos referidos rios está começando a baixar.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, "isso é um bom sinal para todos nós, sobretudo, à população ribeirinha do município, que foram prejudicados de certa forma com a elevação dos rios desde ontem", salientou ao explicar que a medida de abertura das comportas é um procedimento natural, adotado para garantir a segurança da barragem, quando o reservatório atinge o nível de alerta depois que a quantidade da água se eleva muito, e rapidamente, como foi o caso em questão, por conta das fortes chuvas que ocorreram na região.

As barragens Joanes I e II, que ficam na cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), são responsáveis por abastecer parcialmente a capital baiana. Além de Camaçari, a bacia do Rio Joanes passa por cidades como Lauro de Freitas e Simões Filho.

Ainda segundo a Defesa Civil, o mau tempo volta a preocupar Camaçari na terça-feira (26/4). A previsão é de muitas nuvens com 81% de chance de chuva. "Estamos atentos, a gestão trabalha incansavelmente para assegurar que os danos sejam os mínimos à população", assegurou o coordenador do órgão.

O órgão segue nas ruas atendendo aos chamados da população. Em situações de emergência, a população deve acionar o órgão através do número 199. Ou ainda, por meio dos celulares corporativos (71) 99981-3641 ou 99922-3433 e dos telefones fixos 3622-7755 e 3622-7799. O atendimento funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.

Comente essa notícia