Camaçarí / BA - 28 de Março de 2024
Publicado em 06/02/2022 11h51

Prefeito de Camaçari e representantes da ANP discutem tecnologia e inovação

.
Por: Visão Diária Ascom

Com foco no estudo, na experiência, na pesquisa e no desenvolvimento de negócios, o prefeito Elinaldo Araújo participou de um encontro com representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e de diversos setores industriais. A agenda ocorreu na manhã desta quarta-feira (2/2), no Senai Cimatec Park, localizado na Via Atlântica, BA-530.

Na ocasião, o diretor de tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Andrade fez a apresentação institucional e destacou as perspectivas futuras do complexo, com ênfase na atuação do desenvolvimento e na evolução de resultado, salientando de que modo o equipamento pode contribuir com a tecnologia e inovação para óleo e gás.

"O Senai Cimatec é um centro de excelência em pesquisa nas mais diversas tecnologias, da robótica autônoma aos sistemas avançados de saúde, passando por supercomputação, computação quântica e inteligência artificial, que totalizam 44 áreas de competência, atendendo diversos setores", explicou Leone ao acrescentar que o Senai Cimatec abriga o Cimatec Salvador e o Cimatec Park Camaçari, com planos de expansão de uma nova unidade que se chamará Cimatec Digital e ficará localizada no Comércio, em Salvador.

Em Camaçari, o Senai Cimatec Park compreende 11 galpões e mais nove em construção, com um total de 4 milhões de metros quadrados (m²) de área, além de 10 projetos em processo de implantação e negociação, e outros quatro modelos de negócio na primeira fase. "Será mais um fervilhão de obras", enfatizou Leone.

Atento a todas informações, o prefeito Elinaldo falou sobre a importância do Cimatec nas áreas de pesquisa e tecnologia, com referência internacional. "Foi um momento enriquecedor. Em tempo, pude discutir assuntos relacionados à inovação nas mais diversas tecnologias. O Cimatec Park é um patrimônio de Camaçari e tem a responsabilidade do fomento de pesquisa e tecnologia de todo o nosso país, por isso sempre terá todo o nosso apoio e dedicação", disse o gestor do Executivo ao enfatizar sua felicidade ao ver todo o crescimento do vetor econômico, mesmo em um período pandêmico.

Esbanjando satisfação com o que foi apresentado, o diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, falou da alegria em ver um "centro de excelência", capaz de produzir conhecimento de alta qualidade, de reconhecimento mundial e que recebe uma parcela representativa de recursos oriundos das atividades de óleo e gás. "É uma satisfação poder conhecer um pouco mais o trabalho que aqui é desenvolvido. Sabemos dos desafios tecnológicos que temos pela frente com os novos combustíveis, assim como a geração de energia, que tem se mantido atenta às necessidades do ser humano e do mundo em geral. São desafios enormes, mas um caminho irreversível, indispensável e absolutamente necessário para que a gente, nossos filhos, netos e bisnetos possam ter um local para viver semelhante ao que tivemos", explicou Saboia.

Ainda na oportunidade, Rodolfo Saboia agradeceu ao prefeito Elinaldo pelo empenho e compromisso com o desenvolvimento da indústria do município e da Bahia como um todo. Após as explanações, todos os presentes visitaram as instalações do equipamento. No turno da tarde, a programação segue com uma visita ao campus de Salvador, em Piatã.

Também participaram da reunião, o gestor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas; o superintendente-geral do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Mauro Pereira; o presidente do Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis do Estado da Bahia (Sindicom -BA), Luiz Gonzaga; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia, Carlos Andrade; e demais gestores do Senai Cimatec e da ANP.

Comente essa notícia