Camaçarí / BA - 20 de Abril de 2024
Publicado em 15/04/2022 07h52

Consultório na Rua completa um ano atendendo a população em situação de rua

Camaçari
Por: Visão Diária Ascom

O Consultório na Rua, da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, completou um ano, nesta quarta-feira (13/4), levando os serviços de saúde para população em vulnerabilidade social, como as pessoas em situação de rua. O programa é formado por duas agentes comunitárias de saúde, uma agente administrativa, uma enfermeira, uma médica e um motorista.

Secretário da Saúde, Elias Natan parabeniza a dedicação de toda a equipe. "O consultório realiza um trabalho fantástico. Além de trabalhar de segunda a sexta-feira, essa equipe realiza uma busca ativa todos os meses, trabalhando até 20h ou a partir das 6h. Isso é trabalhar com amor. Por isso, não medimos esforços para dar a estrutura necessária para essa equipe atuar", destacou o gestor.

Atualmente, mais de 140 usuários em situação de rua são beneficiados pelo serviço. Outros atendidos pela equipe retornaram ao convívio familiar, saíram das ruas e foram vinculados a uma equipe de saúde do território em que passou a residir. A comunidade local, onde são atendidas as pessoas em situação de rua, também tem se articulado e contribuído com o trabalho da equipe, informando quando aparece uma pessoa que vive neste contexto social. "Isso é muito importante. Pois, essa população migra o tempo todo de um local para outro", destacou Ana Iara, coordenadora do Consultório na Rua.

Entre as ações desenvolvidas pelo programa, estão testagem para a Covid, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tuberculose; vacinação contra Covid; acompanhamento de todo tratamento para ISTs e tuberculose dos pacientes contaminados; tratamento de feridas crônicas; e encaminhamento para realização de consultas, exames e cirurgias. "Nós somos a porta de entrada para todos os serviços de saúde para esses usuários. Junto conosco, temos o grande apoio do Centro POP, onde essa população também é assistida pela Secretaria do Desenvolvimento Social", afirmou Ana Iara.

Outro trabalho desenvolvido com o segmento são as rodas de conversa. "Periodicamente realizamos um café com conversa com essa população, para falar de temas relevantes como tuberculose, ISTs e redução de danos. Oferecemos também, através de voluntários, corte de cabelo e barba, e o varal solidário com roupas doadas, para que eles possam escolher o que precisam", destacou Ana Iara.

Comente essa notícia