Camaçarí / BA - 20 de Abril de 2024
Publicado em 17/03/2022 08h33

Obras do Museu de Camassary passam por visita técnica

.
Por: Visão Diária Ascom

Secult_Reunião apresentação Museu de Camassary_Jean Victor_16.03.22  (2).jpeg

Resgatar a memória e história de Camaçari. Com estes propósitos, o Museu de Camassary ganha vida e, ainda no primeiro semestre, deve se tornar realidade, fortalecendo a cultura do município. A obra do equipamento, gerido pela Secretaria da Cultura (Secult), passou por visita nesta quarta-feira (16/3), com equipe técnica da pasta e também da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), que executa a construção.
 
Integrando o projeto de Requalificação do Centro Histórico de Camaçari, é o primeiro museu público municipal da cidade, ocupando a estrutura da antiga estação ferroviária. O vice-prefeito José Tude esteve presente para acompanhar de perto o andamento dos serviços. "É uma alegria muito grande está concretizando o museu no governo do prefeito Elinaldo, um filho dessa terra, dedicado à Camaçari, e que, finalmente, está viabilizando um espaço que contará a história da cidade", comemorou.
 
A secretária da Cultura, Márcia Tude, destacou que o local promoverá conhecimento para os visitantes. "Através da exposição permanente, será contada sobre a formação de Camaçari, desde o período pré-colonial, passando pela chegada dos povos lusitanos, até os dias atuais", explicou.
 
A exposição será interativa, contando com tótens digitais, smart TVs, quadros e artefatos históricos. O museu ainda terá exposições temporárias, com temáticas relacionadas com o município.
 
Para o subsecretário da Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, a visita realizada nesta quarta foi importante para acompanhamento da obra. "Vimos as condições que estão e os ajustes que precisamos fazer para que cumpramos o nosso objetivo, que é fornecer serviço de primeira qualidade para os munícipes", pontuou.
 
O coordenador de Patrimônio, Átila Borges, ressaltou que as intervenções também devem atender o entorno do local. "Com a parceria que estamos tendo com a Seinfra, tenho certeza que com a finalização dos serviços, a população vai se sentir muito feliz com este novo patrimônio da cidade", finalizou.
 
Ainda nesta quarta-feira, foi apresentada a prévia do projeto de identidade visual do Museu de Camassary. Entre as peças, o projeto gráfico inclui painéis informativos e interativos contando a história do município, desenvolvidos pensando na acessibilidade para todos os públicos.

Comente essa notícia