Publicado em 05/01/2014 17h39

Poluição do polo continua contaminando o ar de Camaçari com um fedor insuportável. Cidadão afirma que odor vem da Cetrel


O fedor da poluição causada pelo Polo Industrial de Camaçari atingiu níveis insuportáveis na noite de quinta-feira, 2 de janeiro e sexta-feira (3) na sede do município, onde moram grande parte dos cerca de 270 mil habitantes. 

O mau cheiro percebido em várias partes da cidade foi tão forte que pessoas reclamaram nas redes sociais de dores de cabeça. 

Não há posição oficial dos órgãos públicos e nem dos representantes das indústrias, no entanto o cheiro forte ocorre praticamente todas as noites, tendo piorado nos últimos dias.

"Eu acordei passando mal, super enjoada... está insuportável" diz uma das mensagens. "..estamos sufocados coitados dos pequenos que são alérgicos..." diz outra.

 

Leitor diz que odor desagradável vem da Bahia Pulp e convoca protesto, no entanto um outro afirma que na verdade o fedor vem da Cetrel:

"Prezados, venho por meio deste esclarecer que a poluição pior que tem é a da Cetrel, todos os dias um fedor forte insuportável. As vezes a população se engana e pode até pensar que é o da Bahia Pulp, vários moradores dos condomínios Praia de Jauá e Praia de Itacimirim no Bairro Novo sentem este mau cheiro forte todas as noites, crianças passam mau é uma verdadeira confusão, várias famílias já foram embora devido a esta falta de respeito com a população e a saúde humana. Quem quiser comprovar é só se dirigir ao s condomínios pela parte da noite para comprovar.

Este forte fedor se dar por conta da Cetrel limpar as chaminés da fabrica com vapor para retirar as borras do lixo incinerados presas nas paredes da tubulação.

Temos que fazer um protesto na porta da empresa Cetrel e convocar o meio ambiente para tomar uma posição. "

 

Outro acredita que o cheiro é semelhante ao da Bahia Pulp:

"Pessoal, trabalho há mais de vinte e cinco anos no Polo Petroquímico. Esse odor desagradável que vem se propagando quase que diariamente em horário noturno sobre a cidade de Camaçari é velho conhecido de todos os trabalhadores do Polo, pelo odor característico, se trata de poluição emanada das chaminés da empresa Bahia Specialty Cellulose, antiga Celulose ou Bahia Pulp, como é conhecida, isso porque, essa empresa alterou de nome algumas vezes nos últimos anos.


Para aqueles que realmente queiram comprovar o que estou escrevendo, basta de dirigir às proximidades da referida empresa, localizada na Rua Alfa, nº 1033, Área Industrial Norte do Complexo Industrial de Camaçari, pista sentido Dias D’avila, todos irão sentir o típico odor, o mesmo odor que sentimos nas noites Camaçariense. 

Tudo isso demonstra a falta de compromisso dos orgãos ambientais. É um absurdo. Outro fato interessante, é o silêncio das autoridades municipais, ninguém se pronuncia sobre esse descaso que afeta a comunidade como um todo. Cadê o Cofic e a Secretaria de Meio Ambiente do município?
Nós, moradores da sede, devemos iniciar uma campanha contra essa empresa, estou disponibilizando abaixo o site da Bahia Specialty Cellulose, vamos acessar lá onde tem “FALE COM A GENTE”, vamos registrar nosso protesto, devemos divulgar também nas redes sociais, nenhuma empresa gosta de ver seu nome sendo divulgado de maneira negativa, todos nós temos essa arma importante.


Se a gente ficar esperando pelo Puder Público nada irá mudar. Abaixo o site da empresa:

http://www.bahiaspeccell.com/web/pt/empresa/historico.htm"

 

Fonte: CN1

Autoria:

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2009 - 2021 © www.visaodiaria.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@visaodiaria.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9238-4606
Desenvolvimento: Tecnosites